CASA ALBANO

Autores: Bruno Braga, Bruno Perdigão, Epifanio Almeida, Igor Ribeiro
Localização: Fortaleza - CE
Ano: 2011


O projeto se trata de uma ampliação de uma residência existente localizada em condomínio fechado. Equacionando as exigências dos proprietários com as limitações próprias do projeto, chegou-se a três questões fundamentais:
1 - Programa:
O programa pensado para a ampliação da casa pôde ser agrupado em dois setores principais: uma área social aberta, iluminada e ventilada naturalmente, contendo a sala de jogos e lazer, uma copa, um lavabo, um depósito, varandas e a escada de acesso; e outra área íntima e protegida, onde estarão abrigados uma suíte e um home theater, cuja varanda além de servir de apoio e área de relaxamento, também pode funcionar como uma expansão da área social em ocasiões especiais devido às suas dimensões generosas.
2 - Iluminação indireta e ventilação natural.
Uma das principais preocupações da proprietária era que os espaços internos fossem iluminados naturalmente, sem, no entanto, o incômodo da luz direta nos ambientes. Como uma das fachadas mais longas é voltada totalmente para o poente, o problema deveria ser tratado com o dobro de atenção.
A solução encontrada foi se utilizar de ripas de madeira que funcionam como brises (filtram a luz e não impedem a ventilação) nas partes do edifício mais abertas e dispor pequenas aberturas  nas partes mais fechadas.
3 – Utilização de poucos elementos construtivos.
A fim de simplificar a solução proposta, dando unidade, economia e racionalidade construtiva, utilizou-se o mínimo de elementos construtivos possíveis, como a madeira e a alvenaria de tijolo cerâmico.