CASA PÁTIOS

Autores: Bruno Braga, Bruno Perdigão, Epifanio Almeida, Igor Ribeiro
Localização: Eusébio - CE
Ano: 2011



























































O projeto se trata de uma residência unifamiliar em lote de 482m² com frente voltada para Nordeste. Buscou-se aliar o aproveitamento máximo da ventilação vinda de Sudeste com a vista para a lagoa na mesma direção. Dessa forma os espaços de permanência foram prioritariamente voltados para essa direção e os de serviços para a orientação oposta.
Ao invés de ocupar apenas uma lateral do terreno e ter um jardim externo e linear em toda sua extensão, buscou-se trabalhar com pátios permeando toda a casa, onde é possível dar um caráter particular a cada um dos espaços, além de proporcionar um diálogo entre o que é externo e o que é interno, entre o claro e o escuro, entre o que é de uso mais privativo ou coletivo.
Todos os espaços da casa, sejam de permanência, trabalho ou simples fruição são posicionados ao longo de um eixo ordenador que atravessa no sentido longitudinal todo o volume da casa.
A organização espacial foi feita de forma simples e racional.
As áreas sociais e de serviços encontram-se no pavimento térreo, enquanto as áreas que requerem maior privacidade estão no pavimento superior. Além dos pátios laterais, a casa ainda conta com um jardim nos fundos do terreno, para onde é voltada a área da churrasqueira.
Os volumes formados pelos ambientes da casa possuem coberta em telhas cerâmicas, possibilitando sempre o uso de beirais para a proteção da incidência direta dos raios solares.
Os processos projetuais e construtivos da casa são retratados através de sua materialidade. Com objetivo de valorizar os materiais e tradições construtivas locais, além de tirar melhor proveito das condições climáticas, fez-se uso de diversos elementos, como o painel de cobogós da garagem, as paredes longitudinais em tijolo maciço aparente, janelas tipo venezianas, etc.